>>    A   H I S T Ó R I A   P O R   T R Á S   D A  H I S T Ó R I A

HOME

 

Pocahontas filha de um grande chefe indígena, Powatan, não sabe que
caminho seguir na vida. Junto com seus companheiros de sempre, Meeko um guaxinim e Flit um beija-flor, Pocahontas visita Vovó Willow um sábio espírito da árvore, para se aconselhar. Logo depois um navio de colonos ingleses aparece e Pocahontas conhece o ousado Capitão Inglês Jhon Smith. Enquanto ela lhe ensina a compreender e respeitar o mundo ao redor dele, os dois se apaixonam. Os outros colonos ingleses, liderados pelo Governador Ratcliffe, só querem pegar o ouro e estão convencidos que os índios escondem deles o metal preciso. Um colono inexperiente mata sem querer um dos guerreiros da tribo, mas Smith faz com que pensem que a culpa foi dele e assim é condenado a morte. Ao implorar o seu pai que poupe a vida de Smith. Pocahontas descobre o seu caminho: Ajudar a estabelecer a paz entre os colonos de Jamestown e a tribo. Muito ferido por Ratcliffe com raiva, Smith e forçado a retornar a Inglaterra. Pocahontas e Jhon Smith se separam, mas cada um sabe que suas vidas enriqueceram com o amor que sentem.


Talvez você fique surpreso em saber que a incrível lenda de Pocahontas é baseada em pessoas reais, a história de Pocahontas já foi tema de muitos debates e parte dela e envolta em mistério até hoje. Sabemos que o verdadeiro nome de Pocahontas era "Matowaca", seu pai, o chefe Powatan, deu a ela o apelido de Pocahontas que significa "Pequena Traquinagem". Ela nasceu por volta de1595, numa cultura nativa sofisticada que existia na área que hoje é Jamestown Virgínia. Segundo dizem quando Jhon Smith e os colonos ingleses chegaram a Virgínia em 1607, Pocahontas ajudou muito á mantê-los vivos através de esforços diplomáticos. Sua personalidade otimista e feliz ajudou a relaxar as tensões entre duas culturais tão diferentes. Jhon Smith nasceu em 1580 na Inglaterra e teve uma vida de aventuras internacionais antes de chegar a Virgínia aos 27 anos de idade. Através dos anos os contistas romancearam e dramatizaram os fatos históricos, a ponto de a história de Pocahontas ficar conhecida como um "Romeu e Julieta" dos primórdios da América.
 

A versão da Disney usa os fatos conhecidos como base, para um conto de aventura, história e romance, mas se mantém fiel ao espírito de Pocahontas e enfatiza o seu papel de mediadora. E essa é a história por trás da história!

 

Texto extraído do documentário

"A História por trás da história"

do Dvd "A Bela e a Fera Edição Especial Limitada" Todos os direitos reservados