>>    D V D   R E V I E W

HOME | CONTATO


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta matéria foi escrita com base no DVD Região 1 de POCAHONTAS: 10th ANNIVERSARY EDITION, compatível com players fabricados nos Estados Unidos, México e Canadá. As imagens publicadas aqui são meramente ilustrativas.
 


APRESENTAÇÃO


 

Os dois discos de POCAHONTAS vêm em um tradicional estojo Amaray duplo de cor preta. O estojo ainda vem envolto de uma luva de papelão que não faz nada mais do que apenas reproduzir a arte da capa - uma Pocahontas terrivelmente diferente da vista no filme. Um encarte de uma página apenas apresenta uma seleção de capítulos e um mapa dos extras de ambos os discos.

Dentro do estojo ainda há um flyer promovendo a edição especial dupla de CINDERELA na região 1 e mais algumas promoções da Disney.
 


IMAGEM


 

 

POCAHONTAS é apresentado no seu formato original de cinema, widescreen com relação de aspecto de 1.66:1 e imagem realçada para televisores 16x9. Independente de sua opinião sobre o filme é impossível negar que POCAHONTAS apresenta alguns dos visuais mais impressionantes de qualquer filme Disney. É ótimo ver que a transferência de imagem finalmente faz justiça ao impecável trabalho dos artistas. Transferido para a mídia digital diretamente dos arquivos de computador do estúdio, a qualidade da imagem é impecável, não apresentando nenhum defeito típico das transferências de película tradicionais, como granulação e marcas.

A direção de arte de POCAHONTAS apresenta uma variedade de tons, de fortes vermelhos a tons de lilás de azul. As cores literalmente saltam da tela e, unidos ao alto nível de detalhes do cenário, formam um belo espetáculo. Não há problemas relacionados a artefatos digitais, a não ser um certo “zunido” em volta das linhas dos personagens em algumas cenas (como as linhas do cabelo de Pocahontas). Mas até mesmo essa pequena falha é praticamente invisível. Sendo um grande fã do filme, só o que posso dizer é que essa transferência é de encher os olhos.
 


SOM


 

Há três opções de áudio no DVD: inglês, francês e espanhol, as três em Dolby Digital 5.1. As legendas são disponíveis apenas em inglês.

A trilha em 5.1 serve o filme muito bem. Apesar de não ser uma trilha para testar as capacidades de um home theater (afinal, estamos falando de POCAHONTAS e não de GUERRA NAS ESTRELAS), há vários momentos que fazem bom uso de todos os canais. Uma tempestade no segundo capítulo, por exemplo, faz a sala tremer com o impressionante uso do subwoofer. As canções são bem espalhadas pelos canais, e a premiada trilha sonora de Alan Menken é cristalina e com bom senso delineação. Apesar de algumas cenas de ação, os canais traseiros geralmente apenas dão reforço aos canais frontais, mas servem para manter uma boa ambientação.

Alguns podem achar que POCAHONTAS merecia uma das famosas remixagens para home theater da Disney, mas a trilha que temos aqui já é de ótima qualidade que demonstra bem as qualidades sonoras do filme.

 


EXTRAS - DISCO 01


 

Esta é a segunda edição de POCAHONTAS em DVD nos Estados Unidos. A primeira, lançada sob a coleção Gold Classic Collection, apresentava falha qualidade de imagem e pouca quantidade de extras. Esta edição comemorativa do décimo aniversário do filme vem para remediar essa situação, apresentando dois discos cheios de bônus, a maioria vindos do vídeo laser lançado nos EUA há quase uma década atrás.

 

O extra mais aguardado é uma versão estendida do próprio filme. A exemplo dos DVDs de A BELA E A FERA e O REI LEÃO, POCAHONTAS também traz uma nova canção inclusa no próprio filme. Na verdade, a canção já estava presente na versão original, mas apenas durante os créditos finais. Chamada “If I Never Knew You”, se trata de um dueto apaixonado cantado por Pocahontas e John Smith quando ela vai visitá-lo em sua prisão durante a noite. A cena deveria ter estado no lançamento original do filme, tanto que chegou a ser quase completamente animada, mas acabou na sala de edição quando as crianças das platéias teste a acharam muito monótona. Felizmente, a canção está de volta ao seu devido lugar nessa edição desse 10o aniversário, mostrando que nunca deveria ter sido cortada. Além de ser uma das mais belas composições de Alan Menken, o número musical dá ainda maior significado ao relacionamento de Pocahontas e John Smith, fazendo sua despedida ao final ainda mais dolorida. Os fãs do filme também gostarão de saber que uma pequena reprise de “If I Never Knew You” foi animada especialmente para essa edição e inserida durante a cena da despedida final. Ao contrário de “Morning Report” em O REI LEÃO, cujo único motivo para existência era vender mais DVDs, “If I Never Knew You” é uma adição bem-vinda à POCAHONTAS, complementando o filme perfeitamente. Tenho certeza que muitos irão considerar essa a versão definitiva do filme mas, ainda assim, a Disney fez a coisa correta e também inclui a versão original de cinema no DVD (basicamente o mesmo filme sem a canção).

 

O disco 1 ainda inclui alguns outros extras, a maioria deles voltado para o público infantil. O melhor e mais substancial é uma trilha de comentários em áudio com o produtor James Pentecost e os diretores Mike Gabriel e Eric Goldberg. A trilha apenas pode ser escutada durante a edição especial do filme. Gravado recentemente (durante os comentários é dito ter se passado oito anos desde o lançamento de POCAHONTAS), o trio fala sobre diversos aspectos da produção, em especial sobre como lidaram com o delicado assunto abordado pelo filme, modificando a história mas ainda assim tentando ser fiéis à realidade. Eles também falam sobre a inclusão da nova cena e os motivos por trás dela. Infelizmente, o trio se silencia assim que os créditos começam a ser exibidos na tela - seria interessante ouvi-los falarem mais sobre a repercussão que o filme teve durante seu lançamento. Ainda assim, é uma trilha interessante que merece a atenção dos fãs.

 

O resto dos extras do disco são mais superficiais. Projeto de Arte Disney ensina crianças a serem criativas usando sucata e material que se encontra em casa. Aqui, duas mãos e uma narração feminina mostram como construir um tambor e como construir um apanhador de sonhos. Um jogo interativo chamado “Siga Seu Coração” exibe uma tela com imagens de cada personagem e faz perguntas sobre cada um deles. Não deve ser muito interessante nem mesmo para os menores.

 

Dois tradicionais Cante com Disney também aparecem aqui, neste caso para as canções “Colors of the Wind” (3:24) e “Just Around the Riverbend” (2:16). Um vídeo musical de “Colors of the Wind” (4:15) mostra a cantora Wanessa Williams em meio a um cenário naturalístico. Produzido na época do lançamento do filme, a qualidade da imagem não nega a sua idade.

 

Apesar de não ter nenhuma relação com POCAHONTAS, uma prévia de “Tarzan II” (1:45) é incluída no menu de bônus. Na verdade, a prévia é apenas um trailer extendido, mostrando cenas do filme e depoimentos de Phil Collins. Trailers tradicionais podem ser encontrados na seção Sneak Peaks. Os trailers são: CINDERELA: EDIÇÃO ESPECIAL, TARZAN II, KIM POSSIBLE: SO THE DRAMA, O GALINHO CHICKEN LITTLE, POOH E O EFALANTE, LILO & STITCH 2, e comerciais para os DVDs do Studio Ghibli, produtos das princesas Disney e do desenho Kim Possible no Disney Channel.

 


EXTRAS - DISCO 02


 

O segundo disco traz uma longa lista de extras que deve ter maior apelo junto ao público mais maduro. O primeiro é um documentário de 28 minutos chamado The Making of Pocahontas. Produzido para o lançamento do filme em 1995, o making of é apresentado por Irene Bedard (a voz de Pocahontas no filme) nas locações de Jamestown, Virgínia. Apesar do tom promocional, o documentário apresenta boas informações sobre a produção do filme. Ouvimos dos produtores sobre as origens da história, a pesquisa feita para retratar fielmente a cultura indígena na tela, os desafios dos animadores ao criarem seus personagens, as inspirações visuais, a composição da trilha sonora por Alan Menken e Stephen Schwartz e ainda vemos entrevistas com os atores que emprestam suas vozes aos personagens. Obviamente há um pouco de congratulações em excesso (afinal, o documentário foi produzido para ajudar a promover o filme), mas ainda assim não deixa de ser um extra interessante que nos ajuda a lembrar como os estúdios Disney eram há dez anos atrás.

Na seção Production (Produção) encontramos uma Apresentação inicial (03 minutos e 45 segundos) introduzida pelo produtor James Pentecost. Feita durante a pré-produção do filme para ser apresentada aos executivos do estúdio, é constituída de uma versão demo de “Colors of the Wind” (com algumas letras alternativas) acompanhada por desenhos conceptuais. A apresentação também pode ser assistida com comentários em áudio do letrista Stephen Schwartz, que fala sobre as origens e inspirações da canção.

 

Em Comparação de storyboards com o filme final (1:34 com introdução de Eric Goldberg) assistimos a cena em que Pocahontas e John Smith se conhecem na cachoeira em duas versões: como vista no filme e em forma de desenhos feitos por Glen Keane. Comentários em áudio opcionais de Eric Goldberg também podem ser acionados durante o extra. Ele fala sobre a evolução da cena e o uso de carvão nos desenhos de Keane.

 

Em Progressão da Produção vemos a cena em que Pocahontas salta do penhasco em três estágios diferentes: storyreel, animação preliminar, animação limpa e cor final. A tecla ângulo pode ser usada para acionar os diversos processos. Ainda que esse tipo de extra possa ser encontrado em diversos DVDs Disney, é sempre interessante de se assistir.

 

A seção Design se concentra nos personagens e no aspecto visuais do filme. Cada personagem possui uma seção individual com um pequeno documentário, teste de animação e galeria de arte. Na parte dedicada a Pocahontas encontramos “Criando Pocahontas” (4:22), em que o supervisor de animação Glen Keane se apresenta diante uma platéia e faz uma bem-humorada comparação da personagem do filme com a verdadeira Pocahontas e com Ariel, sua criação feminina anterior. Uma galeria de arte contém 148 imagens mostrando o desenvolvimento visual de Pocahontas, incluindo desenhos de produção (alguns do mestre Joe Grant), model sheets e vistas das maquetes da personagem.

 

John Smith trás o animador John Pomeroy falando sobre o desenvolvimento do personagem e mostrando alguns testes de animação em “Criando John Smith” (2:16) e uma galeria com 78 imagens. Ratcliffe inclui “Criando Ratcliffe” (0:51) com o animador Duncan Marjoribanks, uma galeria de 81 imagens e 20 segundos de testes de animação. A seção de Powhatan apresenta apenas uma galeria de 42 imagens. Em Grandmother Willow encontramos o interessante “Criando Grandmother Willow” (2:09), em que seus animadores mostram como foi criar a personagem utilizando duas técnicas diferentes de animação, galeria de arte com 35 imagens e testes de animação (0:22). Meeko apresenta “Criando Meeko” (1:43), com o animador Rick Ranieri falando sobre suas inspirações para o personagem e o desafio de animar sem utilizar o recurso da voz, testes de animação (0:31) e 24 imagens na galeria. Na seção de Flit também encontramos “Criando Flit” (0:57) com o animador Dave Pruiksma, testes de animação (0:17) e galeria de arte (16 imagens). Percy inclui “Criando Percy” (0:55) com o animador Chris Buck e galeria com 21 imagens. Thomas mostra testes de animação do personagem (0:24) e galeria com 27 imagens. Kocoum apresenta apenas uma galeria com 30 imagens e Kekata possui testes de animação (0:16) e galeria (18).

 

Personagem cortado: Redfeather mostra um pouco do peru humorístico que foi excluído do filme quando este tomou um rumo mais sério. Vemos um teste de animação (0:31) que mostra o personagem em um encontro com Percy (que também podia falar) e galeria com 17 imagens. É interessante imaginar como POCAHONTAS seria se esse lado mais cômico tivesse sido deixado no filme final. Design de Arte, Layouts e Cenários se concentra no aspecto visual do filme. Uma entrevista com o diretor de arte Michael Giamo (2:14) mostra um pouco as inspirações dos artistas ao criarem os cenários do filme e uma extensa galeria com 250 imagens apresenta desenhos e pinturas criados durante a produção do filme, fornecendo uma compreensiva exploração do material.

 

De volta ao menu principal, encontramos a seção Music (Música) e três novos elementos. A Música de Pocahontas (7:05) discute a criação das canções e da trilha sonora do filme pelos compositores Alan Menken e Stephen Schwartz, assim como detalhes sobre a parceria da dupla. O making of de “If I Never Knew You” (4:34) fala sobre a canção recentemente inserida no filme e as razões para sua exclusão no lançamento original. É interessante ver como a música deveria estar incluída no filme desde o início, não fazendo da edição especial apenas mais um motivo para vender mais DVDs. E, finalmente, o vídeo musical “If I Never Knew You” (4:12) mostra Shanice e John Secada interpretando a versão pop da canção em meio a um cenário nova-iorquino, com cenas do filme sendo exibidas nos prédios da cidade. É um clipe bem produzido para uma ótima música.

 

Deleted Scenes (Cenas Cortadas) inclui uma variedade de opções, mas é interessante observar que, assim como na maioria dos filmes de animação, as cenas estão no formato de storyreel. “Sob o convés após o resgate de Thomas” (1:27) é uma versão alternativa para uma cena presente no filme, onde os marujos festejam e falam de seus planos para quando chegarem ao Novo Mundo. “Dancing To The Wedding Drum” (1:58) é uma versão inicial da canção “Steady as the Beating Drum”, que mostra a vila de Pocahontas se preparando para o casamento da princesa com Kocoum. A cena pode ser assistida com comentários em áudio. “Transição para Just Around the River Bend” (1:00) mostra Pocahontas entoando alguns versos musicais antes da grande canção.

 

Em “Pocahontas se veste como uma mulher inglesa” (0:53) John Smith relata como são as mulheres de sua terra e Pocahontas se veste como uma. “Wiggins tem lama jogada nele” (0:37) mostra uma versão esnobe do ajudante de Ratcliffe, diferente do personagem cômico visto no filme. Para algo um pouco mais sofisticado temos “In the Middle of the River” (4:00), um dueto romântico em que Pocahontas e John Smith falam como sempre poderão se encontrar no meio do rio, independente das adversidades. O storyreel pode ser visto com comentários em áudio dos realizadores, que explicam as origens da música e as razões para sua exclusão. Uma pequena cena de ação pode ser vista em “John Smith foge” (1:06), na qual o capitão tenta fugir do seu cativeiro na vila indígena. “Just Around the Riverbend” (0:37) é uma pequena reprise da mesma canção presente no filme, desta vez entoada quando Pocahontas vai visitar a Vovó Willow antes da execução de John Smith.

 

Três cenas alternativas podem ser vistas em “Cenas miscelâneas” (3:22), dessa vez em forma de animação colorida ou a lápis. A primeira é um final diferente para o número musical “Mine, Mine, Mine”, que mostra um plano aberto da destruição feita pelos colonos. A segunda mostra um momento de humor com Ratcliffe e Wiggins, que tenta mostrar como deve ser sua recepção aos “selvagens”. E, finalmente, uma versão um pouco diferente do confronto dos índios e dos ingleses, com mais cenas de humor com Percy e Wiggins. Ao final, a seção apresenta uma interessante coleção de cenas, e o fato de se poder assistir algumas delas com comentários em áudio é um ponto positivo.

 

Na última seção do disco, The Release (O Lançamento), encontramos algo cada vez mais escasso em DVDs Disney: trailers de cinema. Aqui temos dois: o primeiro (3:33) se trata do número musical “Colors of the Wind” em uma versão quase completa. Muitos devem lembrar desse trailer pelo VHS de O REI LEÃO. O segundo (2:52) é um trailer mais convencional, com uma montagem de diversas cenas do filme e uma narração o proclamando como o 33o clássico de animação da Disney.

 

Produzido na época do lançamento do filme, A premiere no Central Park (3:46) mostra o gigante evento organizado pela Disney para a estréia mundial de POCAHONTAS, incluindo a instalação de três telas de cinema gigantes no Central Park em Nova York. O evento impressiona pelo tamanho e planejamento, e nos faz lembrar da época em que o lançamento de um filme Disney era tratado como um grande evento.

 

Clipe de várias línguas (3:36) mostra a canção “Colors of the Wind” cantada em diversos idiomas diferentes, enquanto uma legenda na tela identifica a língua e a cantora em questão (a versão brasileira é interpretada por Kika Tristão). Como último extra, encontramos uma galeria de publicidade (18 imagens) que mostra alguns cartazes e anúncios publicitários, além de uma curiosa série de imagens que mostra Pocahontas como modelo de moda de uma revista.

 


MENUS


 

 

 

O menu principal do primeiro disco mostra uma montagem de cenas do filme que leva à uma cachoeira, onde cenas de destaque são refletidas. Além de apresentarem transições animadas, todos os menus possuem partes da impressionante trilha de Alan Menken como fundo musical.

Os menus do segundo disco são mais simples, mas igualmente agradáveis. Apenas o primeiro menu é ligeiramente animado, mostrando uma pintura conceptual de Pocahontas e John Smith no milharal. Os outros menus são apenas musicados, e também mostram exemplos da arte do filme.

 


O VEREDICTO


 

  

 

Depois de uma longa espera, o DVD especial de POCAHONTAS finalmente foi lançado nos Estados Unidos e em outros países da Europa. Infelizmente, os brasileiros ainda terão de esperar por mais algum tempo para receber o DVD (e ainda resta a dúvida se ele receberá tratamento duplo aqui ou não). Para os fãs do filme com algum conhecimento de inglês, vale a pena o investimento nessa edição da região 1, que traz o filme com qualidade impecável (e finalmente em sua forma completa) e acompanhado de uma extensa lista de extras.

 

TEXTO: Matheus Mocelin Carvalho

FONTE: Animatoons